quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

As saíras são assanhadas?




Este é um post de divulgação de um movimento que considero excelente. Observação de Aves é uma forma de preservar e conservar o Meio Ambiente. Guto Carvalho, empresário, fotógrafo, comunicador, é idealizador e produtor executivo do Avistar, um encontro de observadores de aves, que fará sua quarta edição em 2009. E tem um concurso de fotos que é aberto ao público em geral, não precisa ser profissional.

Uma curiosidade: O Brasil tem 1850 aves catalogadas e pouquíssimos observadores, a ordem de grandeza não passa de alguns milhares. Os EUA têm 800 aves catalogadas e dezenas de milhões de observadores. O turismo de observação de aves é fantástico, conheço de perto a atividade. Acorda-se de madrugada, os melhores horários são de manhã bem cedo e ao entardecer. Mais ouve-se que observa-se visualmente, muitos gravam, outros tiram fotos, o silêncio é essencial. Não conheço outra atividade turística que afete menos o Meio Ambiente que esta. Fica a sugestão.

A foto acima foi vencedora do ano passado e é do Cristiano Rodrigues, MG. Não é uma Saíra - do gênero Tangara e que tem 19 espécies pelo Brasil, mas uma Cigana - Opisthocomus hoazin. O resultado final de 2008 pode ser visto aqui.

Nenhum comentário: